domingo, 14 de junho de 2009

Texto com interpretação - 3ºano

O porquinho feio



Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes. Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.
Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado.
“Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata. “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?”
Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.
“Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe.
No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou.
Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC!
―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!
E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali.
Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar.
Mas nem o passarinho lhe dava atenção.
―Suma daqui, seu porquinho feio! – gritavam, assim que o viam.
Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos.
Aproximando deles falou:
― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?
― Um porquinho feio?! – eles exclamaram.
―Você é o porco mais lindo que já vimos!
E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.

(Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book,1999)


Interpretação do texto


1 – Quem são os personagens da história?


2 – Qual foi a primeira lição que a mamãe pata ensinou a seus filhotes?


3 – Quando foi que a mamãe pata descobriu que o porquinho não era um pato?Por quê?


4 – O que a mamãe e os patinhos fizeram co o porquinho depois da descoberta? Assinale a resposta correta:
( ) Ensinaram o porquinho a ser como um pato.
( ) Mandaram o porquinho embora.


5 – Quanto tempo o porquinho vagou à procura de um novo lar?


6 – Em que momento da história o porquinho conseguiu ser feliz?


7 – A história conta que nem um passarinho quis lhe dar atenção. Copie da história o que o passarinho disse a ele.

22 comentários:

Olímpia Bezerra disse...

Oi amiga, saudade!
Tem um selinho nota 10 pra você no meu cantinho!

Paty Longo disse...

Oi Gislaine! Passei por aqui pra dizer que teu blog é muito legal e dizer que tem um selinho em meu blog para você! Beijinhos...
Paty

Amiga da Educação disse...

PRESENTINHO PARA MEUS SEGUIDORES!!! PEGUE O SEU E NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR... CARTÃO DA AMIGA DA EDUCACÃO. beijos.

DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA disse...

Oi amiga! Tem um selinho pra vc no meu blog.
Beijos! Dani

DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA disse...

Oi amiga! Tem um selinho pra vc no meu blog.
Beijos! Dani

Giovana disse...

Giovana disse...
Oi adorei o teu blog.
Este texto e interpretação é ótima.

Sady disse...

Parabéns!
Gostei muito do seu blog,pretendo voltar mais vezes.

Unknown disse...

Olá, Gislaine!estava procurando um texto para meus alunos do 3º ano e encontrei seu blog. E que surpresa, saber que você também é Quadrangular!! Sou de Campo Grande- MS! Um abraço!

Vitor_bc disse...

gostei do seu blog!! usei para fazer uma prova para a minha irmã. ela adorou o texto do porquinho feio!

CULTURA AFRO-BRASILEIRA disse...

OI,SOU PIAUIENSE E PROFESSORA DE PORTUGUES E ADOREI SEU BLOG, BJS WI

Unknown disse...

Seu texto está ótimo, vou passar para minha filha estudar para a provinha da escola.
Christiane - Colatina (ES)

Unknown disse...

Ola sou professora e trabalho com o 4 ano seu blog e otimo continue assim ..obrigada seus textos sao de grande iomportancia pra mim.

Nana Santos disse...

Amei esse seu blog, parabéns!

Educação se Faz com Amor disse...

Olá,sou professor do 4º ano,uma turma com muita dificuldade na leitura, seus textos estão me ajudando muito, obrigado!
Antonio

Letícia disse...

poxa..que legal...adorei o blog...estudo com o silvio...parabéns pelo blog...peguei algumas atividades para os meus alunos de inclusão...e.f.II...obrigada

jhully disse...

Olá meu nome e vitoria sou professora do 1 e 2 ano eles tem uma dificuldade tão grandes para aprender a ler... Mais agora com seus texto e livros tão ajudando muitos eles!!!
muito obrigada por tudo
vitoria e agradecemos sua coisas com muito corinha aqui na escola

fada disse...

Adorei seu texto parabéns

fada disse...

Muto bom seu texto parbéns

Rosi disse...

Parabés! Seus textos estão muintos criativos.

Rosi disse...

Parabéns!!
Leciono o 3ºano e maioria desses alunos precisam ser alfabetizados..
Essses textos vão me ajudar bastante..Deus abençõe a sua vida!!!

SONHO INFANTIL disse...

Adorei, peguei a idéia e espero que entre em meu blog também.

Aryane Aguilar disse...

Sou fá do seu blog, estoucriando um cantinho pra mim e gostaria de convidá-la para conhecer
fofuxando.blogspot.com